segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

História do Centro de Ensino Amazonas

Breve histórico do atual Centro de Ensino Estado do Amazonas.

Localizado na Rua Newton Bello, S/N, Bairro de Fátima - São Luís/MA.

O Bairro de Fátima, na década de sessenta, foi presenteado com uma escola estadual, a primeira, que recebeu o nome de Grupo Escolar “Estado do Amazonas”.Na gestão do governador Newton de Barros Bello, todas as escolas estaduais construídas receberam nomes dos Estados brasileiros.Em São Luís, foram homenageados sete Estados, dentre eles, destaca-se a escola “Estado do Amazonas”, fundada em 31 de janeiro de 1962.A escola que a princípio contava com cinco salas, recebeu em 1967, mais cinco salas e em 1986, mais cinco, atendendo assim a grande demanda por vagas.Na época, as escolas eram dirigidas por três diretores, um para cada turno. Desta forma, receberam a escola das mãos do governador Newton Bello e do senhor Eloi Coelho Neto, secretário de educação, os diretores: profª Elza, diretora do matutino, profª América Mendonça, diretora do vespertino e profª Maria da Conceição de Souza Melo, diretora do noturno.No ano 1967, todas as escolas passaram por uma experiência de unificar a direção, mas o trabalho não obteve êxito, retornando ao modelo anterior.Em 1985, foi decretada a unificação da direção, assumindo como diretor titular na referida escola, a profª Maria da Conceição de Souza Melo, auxiliada por duas diretoras adjuntas, uma vez que a unidade de ensino contava com mais de dez salas de aula.